Letícia Carolina Nascimento em “nada sobre nós sem nós”

29 junho 2022

This is part of a series of interviews in celebration of #PrideMonth and as part of the #VisibleWikiWomen campaign.

Letícia Carolina Nascimento. Image by Wilkerson Araújo.

Quais são suas referências ao pensar conhecimento? Quais vozes estão presentes no conteúdo que povoa a internet?

Neste episódio, a professora e pesquisadora travesti Letícia Carolina Nascimento, que atua na Universidade Federal do Piauí (Brasil), fala do rico ecossistema de conteúdos online sobre vivências LGBTQIAP+, em especial de pessoas trans e negras. São vídeos curtos que explicam obras densas da literatura, postagens em mídias independentes, biografias na Wikipédia, pílulas de conhecimento disponibilizadas em diversas plataformas. Ainda assim, ela alerta para a desigualdade no alcance e reconhecimento de produtores que fazem parte de grupos marginalizados. “A gente precisa de mais campanhas que deem visibilidade para essas pessoas.”

Letícia aponta para uma questão central em questões de visibilidade e representação de pessoas trans: em suas palavras, “nada sobre nós sem nós.” Em especialmente quando se fala em produções encabeçadas por aliades, é necessário se atentar às referências e a partir de quais vivências se faz o conteúdo. “É [sobre] tentar respeitar esses lugares de fala, ao invés de querer sobrepor a sua voz hegemônica sobre essas vozes que historicamente estão sub-representadas.”

Ouça essa e outras reflexões sobre visibilidade, representação de pessoas trans e conhecimento que vai além da universidade.

A call to action:
Join #VisibleWikiWomen and help us make trans women visible online, bringing images, data and descriptions to Wikimedia Commons!

Related Posts

Author Profile